DETOX DO SELF-CARE

Atualizado: 2 de mai. de 2020

Autocuidado é cuidar de si mesmo, ao buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você. Também é aperfeiçoar cada dia mais o seu estilo de vida, evitando hábitos maléficos a sua saúde física e mental, adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco. Autocuidado é abrigar-se dos confortos e desconfortos que a vida traz, é ver quais são as causas desses confortos e desconfortos, e escolher agir ou não, de forma positiva sobre elas.


A dica do detox do self-care é fugir de práticas padronizadas se elas não fazem sentido para você. A pergunta inicial é: quais as minhas reais necessidades? Uma vez estabelecida essa conexão, pode-se começar a definir uma rotina própria. No entanto, não esqueça do mais básicos dos descansos: dormir.


“Se vou deixando passar o que eu quero fazer, e o que é melhor para mim, acabo me perdendo nesse caminho e esqueço do principal no relaxamento de uma vida humana, que é o sono”, como elucida a terapeuta Adriana Capibaribe. Alguns conselhos para dormir melhor são evitar o uso de celular perto da hora de dormir. “O cérebro fica ativo e procurando respostas para a insônia. Isso vai levando a estresse, e a pessoa vai se afundando cada vez mais”, emenda a profissional.



Autocuidado requer também poder fazer uma viagem sozinho, dedicar mais tempo para a leitura daquele título que você ama, separar um dia para cuidar da sua beleza ou mesmo entender que precisa se afastar de uma pessoa, por mais que você goste dela, se a relação já se tornou tóxica.



Dessa forma, aqui vão alguns hábitos para você desenvolver:


1. Praticar exercício físico;


2. Desenvolver bons hábitos de higiene;


3. Disposição para uma vida social de qualidade;


4. Aprender a dizer não;


5. Aumentar a autoconfiança.



Psicóloga Lúcia Fernanda

Especializando em Psicologia Clínica e Complexidade Humana



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo