EM TEMPOS DE GUERRA, CORAGEM

Atualizado: 2 de mai. de 2020

Coragem. Substantivo feminino. Ânimo. Bravura. Valentia. Firmeza de espírito para enfrentar situações difíceis. Coragem não é o contrário do medo, é agir, apesar do medo. É ousar, apesar da dor. É ir, mesmo sem saber exatamente onde você vai chegar, mas ir.


Entramos a pouco mais de quarenta dias em um período de isolamento social por causa da uma pandemia mundial, o medo do amanhã, a insegurança quanto ao retorno dos serviços, a angustia de não saber quanto tempo ainda vai demorar, tudo isso, nos trouxe a nossa condição mais fundamental, humanos e vulneráveis.


A irritação gerada pela perda da sensação de liberdade, a tristeza ao acompanhar diariamente a morte de pessoas por todo o globo, pode afetar a saúde mental de boa parte da população. Apesar do incentivo a usar o período de quarenta para o desenvolvimento da produtividade, é importante avaliar e compreender os limites, internos e externos.



Não gerar um ambiente de autossabotagem com autocobrança, enfatizando os comportamentos negativos, transformando a rotina em uma competição de produtividade ou transformando os erros em fracassos pessoais é essencial para passar por essa estação de forma mais saudável. Invista em desenvolver atividades que vão promover alívio de tensão e não mais preocupação, em relaxamento e não estresse, seja um bom amigo ou amiga como você gostaria de ser para alguém que você ama muito.


Estamos sendo conduzidos, de pouco a pouco, a um novo tempo e passar por mudanças fazem parte do processo, se ficar muito difícil, procure ajuda profissional, psiquiatras, médicos e psicólogos, só não se esqueça


Em tempos de guerra, coragem!



Psicóloga Lúcia Fernanda

Especializando em Psicologia Clínica e Complexidade Humana







76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo