O NASCIMENTO DO NOVO EU

Atualizado: 2 de mai. de 2020

A dor do parto é um momento único, marcante e dolorido. A chegada do novo sempre vai nos arrastar da zona de conforto para a zona das oportunidades. Na verdade, nem todos estão suficientemente preparados e motivados para enfrentar grandes mudanças e o medo pode ser um grande obstáculo ou apenas mais uma barreira em todo o processo.


O nascimento do novo eu acontece quando você reconhece a chegada das contrações. Elas vão se intensificando, o ambiente vai mudando e o momento de ser "expulso" do conforto uma hora chega para todos. No meio desse grande acontecimento, a imprevisibilidade pode chegar, fazendo você se assustar com o que não foi planejado, e tudo bem, tudo bem mesmo, o parto sempre foi recheado de surpresas e marcas.


Compreender que o imprevisível pode ser um grande aliado e não mais um obstáculo faz toda a diferença. Tudo é sobre a forma como você interpreta as situações. Encontrar novos caminhos pode ser complexo no início, mas a medida que a adaptação vai ganhando espaço, novas maneiras de lidar com o que antes era desconhecido vai surgindo. O ser humano age por um processo de gratificação, então, talvez, essa seja a hora de conhecer seu novo eu.


Uma das curiosidades de um parto "normal" é a recuperação no pós parto ser muito mais rápida e a mulher poder retornar logo as suas atividades. Questione-se e observe com o que você tem mais facilidade, como geralmente reage a momentos de crises ou com o que você poderia investir horas sem ser algo cansativo e maçante, existe sempre um novo horizonte o aguardando e avista de lá pode ser impressionante! Dessa forma, enfrente a dor do parto, sabendo que a recuperação faz parte do processo, no final dessa jornada, você pode se surpreender ainda mais e agradecer por não ter permanecido o mesmo.



Psicóloga Lúcia Fernanda

Especializando em Psicologia Clínica e Complexidade Humana

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo