QUANDO VOCÊ SE DEFINE PELO PROBLEMA, PERDE SEU VALOR

Poucos realmente sabem, mas anos atrás enfrentei uma grande batalha para respirar. É, eu sei, a gente para na rotina para saber se está respirando ou não, você só respira, de forma orgânica e natural. Lembro perfeitamente que foi uma das fases mais desafiadoras que já enfrentei e que forjou uma boa parte da percepção de mundo que carrego a respeito de mim, do outro e do mundo a fora.


Nesse mesmo período, conversando com uma amiga, também psicóloga sobre a chegada do diagnóstico, estava muito abalada e desanimada com a realidade que estava se instalando e trago a memória as palavras dela daquele dia:


“você não é o problema, então pare de se referir a ele como se fosse você”


Pode soar ríspido para quem ler agora, mas foi como um sacode nas emoções conturbadas e um alerta para os passos distorcidos que estavam gerando más interpretações da realidade. A princípio um novo insight foi gerando em minha consciência ... é só uma fase ou dia ruim, ela não lhe determina, você ainda tem valor!


Essas palavras ficaram registradas a ponto de poder perseverar e aguardar por uma nova fase que antes não conseguia imaginar e enxergar. Quanto mais você foca no problema, gradualmente, você aprende a subestimar a sua capacidade de enfretamento. O contrário também é válido, quanto mais você aprende a questionar as interpretações distorcidas a respeito do problema, menos ele subestima sua capacidade de enfrentá-lo.


Talvez você esteja enfrentando uma fase complexa agora mesmo, uma escolha que precisa ser feita, uma decisão a ser tomada, a espera por uma resposta ou a desafiadora fase das dúvidas e questionamentos, embora você não compreenda por completo, de uma coisa saiba: seu valor é único e inegociável.


Tenha em mente que lembrar de um evento traumático, não é vivenciá-lo em si. Você pode enxergá-lo a partir de uma nova interpretação, afinal, a maneira que percebemos e processamos a realidade influencia na maneira como sentimos e como nos comportamos a respeito dela.


Então, melhor ressignificar e aguardar, um novo dia sempre vai raiar.




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo